segunda-feira, 23 de maio de 2016

Todos Estão Surdos!

Agora é oficialíssimo, Brian Johnson não foi demitido do AC/DC.

Por problemas auditivos e aconselhamento médico, foi necessário afastar-se do grupo por risco de surdez total.
Acho que eu que estou surdo parcialmente, mas escutei dizer que quem vai dar continuidade a turnê mundial do AC/DC, "Rock or Bust", será Axl Rose, líder da banda Guns N' Roses.
Seria algo como "Todos estão surdos", música consagrada de Roberto Carlos, ser gravada pela banda Pato Fu. Uma brincadeira, nénão!?
Aproveitando a onda, que tal um impeachment do Axl no AC/DC?
E eu achando que o Brian tinha problemas vocais. Ou será que todos nós estamos surdos mesmo? Contudo, isso não tira os créditos do AC/DC, uma das melhores bandas de rock e considerada como grupo musical mais bem sucedido dos últimos tempos. Formada em 1973 e se mantendo na estrada tocando para um público de aproximadamente 50 mil pessoas. Conta aí! A banda geralmente classificada como hard rock ou blues-rock e apontada como uma das pioneiras do heavy metal. No entanto, seus membros classificam suas músicas como rock and roll. Tô dizendo: Todos Estão Surdos!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Freddie Mercury - o Mito

Saiu no Van do Halen:
CIÊNCIA CONCLUI QUE VOZ DE FREDDIE MERCURY ESTÁ ACIMA DA COMPREENSÃO
Uma equipe formada por cientistas da Áustria, República Tcheca e Suécia se reuniu para um estudo sobre as técnicas vocais usadas por Freddie Mercury. A conclusão do estudo mostrou que o ex-vocalista do Queen possuía uma voz descrita como “a força da natureza, com a velocidade de um furacão”.
Apesar de ser considerado um tenor, concluiu-se que Freddie usava técnicas típicas de um barítono. Suas cordas vocais se moviam mais rápido que as de uma pessoa normal, alcançando um vibrato de 7.04 Hz, acima do comum, que transita entre 5.4 e 6.9. Não há paralelo registrado na história do Rock e da música popular, como um todo.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Resumidamente: o Blues

1870 - NASCIMENTO E BASTIMO - Qual relação entre estas cidades americanas: Alabama, Geórgia, Louisiana e Mississipi?
Você poderia me responder que todas elas ficam no sul dos Estados Unidos.
Correto!
Mas há algo mais. Muito mais. Por ali naquelas cidades sulistas americanas, na região do Delta mississipi, pós guerra civil, pode-se afirmar que se formou o berço do blues. E do jazz também. 

Passando para o batismo, temos que viajar para
 Menphis, Chicago e New Orleans. 

Eis uma bela viagem.

UM CANTAROLAR...
- O blues, uma forma musical (vocal e/ou instrumental) que utiliza poucas notas musicais, e, em frequência baixa - (ao pé da letra) pobre em suas melodias com muita simplicidade em suas letras. Porém, não menos interessantes aos ouvidos de admiradores do estilo.

...FEITO NO GRITO 
- Por um intenso desejo
 de manifestarem suas dores, sofrimentos e exaustidão ao trabalho escravo duro
 e também em testemunhos ao amor, negros em campos rurais demonstravam
 isto através do canto.


GAITA
"SPIRITUALS INSTRUMENTALS" -  A voz tinha o papel principal dentre os instrumentos, que ia da pequena gaita a um grande piano. É amplo o leque de instrumentos utilizados e que ao decorrer do tempo foi se introduzindo no blues. Enumera-los um a um, corro o risco de cometer uma série de equívocos. Violão, gaita, guitarra, trompete, contrabaixo, são alguns deles, contudo, O VOCAL
cantado com espiritualidade profunda
seria o principal condutor.


NOVOS HORIZONTES - O blues abriu fronteiras para outros gêneros musicais. Entre eles estão o jazz, disco, rock and roll, soul, a música pop americana, tanto como, o folk e algumas coisas na linha do country, descenderam do blues.

O MAIOR, O REI? - Não poderei afirmar que é o melhor, mas é sim o blues man mais famoso e admirado dentre diversos músicos e cantores, dentro e fora do métier de atuação. B.B. King. Minha escolha pessoal já é mais cadenciado: posso dizer que sou fã do Muddy Waters. (Me divirto assistindo a este vídeo com diversas participações, inclusive da irreverência do Mick Jagger). 


NO NOSSO CONTINENTE - Por aqui, nas terras tupiniquins, o blues chegou em meados de 1900 através de festivais. Após ficar conhecido, foi difundido através de nomes como: André Christovam, Blues Etílicos, Celso Blues Boy, Nuno Mindelis. Poucos são os blueseiros estradeiros brasileiros remanescentes que se tem notícias atualmente. Alguns deles para citar: The Thunderheads e Paulo Meyer (Só Tomando Uma).

CONVITE - Em questão de tomar umas e outras e escutar boa música, vale lembrar que sábado próximo, 26, tem apresentação da Banda Arquivo MP3 no Bar do Bola. 

terça-feira, 8 de março de 2016

A Lei da Colheita

Parabéns a todas as mulheres: fãs, mães, companheiras, solitárias, batalhadoras, patricinhas, felizes, tristes, indiferentes etc.

A Lei da Colheita, também conhecida como Ação e Reação ou Causa e Efeito já apareceu nas escrituras bíblicas onde  Paulo diz:  Gálatas 6:6-8 "E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

Que cultivemos otimamente o Espírito para uma boa colheita.