quarta-feira, 23 de março de 2016

Resumidamente: o Blues

1870 - NASCIMENTO E BASTIMO - Qual relação entre estas cidades americanas: Alabama, Geórgia, Louisiana e Mississipi?
Você poderia me responder que todas elas ficam no sul dos Estados Unidos.
Correto!
Mas há algo mais. Muito mais. Por ali naquelas cidades sulistas americanas, na região do Delta mississipi, pós guerra civil, pode-se afirmar que se formou o berço do blues. E do jazz também. 

Passando para o batismo, temos que viajar para
 Menphis, Chicago e New Orleans. 

Eis uma bela viagem.

UM CANTAROLAR...
- O blues, uma forma musical (vocal e/ou instrumental) que utiliza poucas notas musicais, e, em frequência baixa - (ao pé da letra) pobre em suas melodias com muita simplicidade em suas letras. Porém, não menos interessantes aos ouvidos de admiradores do estilo.

...FEITO NO GRITO 
- Por um intenso desejo
 de manifestarem suas dores, sofrimentos e exaustidão ao trabalho escravo duro
 e também em testemunhos ao amor, negros em campos rurais demonstravam
 isto através do canto.


GAITA
"SPIRITUALS INSTRUMENTALS" -  A voz tinha o papel principal dentre os instrumentos, que ia da pequena gaita a um grande piano. É amplo o leque de instrumentos utilizados e que ao decorrer do tempo foi se introduzindo no blues. Enumera-los um a um, corro o risco de cometer uma série de equívocos. Violão, gaita, guitarra, trompete, contrabaixo, são alguns deles, contudo, O VOCAL
cantado com espiritualidade profunda
seria o principal condutor.


NOVOS HORIZONTES - O blues abriu fronteiras para outros gêneros musicais. Entre eles estão o jazz, disco, rock and roll, soul, a música pop americana, tanto como, o folk e algumas coisas na linha do country, descenderam do blues.

O MAIOR, O REI? - Não poderei afirmar que é o melhor, mas é sim o blues man mais famoso e admirado dentre diversos músicos e cantores, dentro e fora do métier de atuação. B.B. King. Minha escolha pessoal já é mais cadenciado: posso dizer que sou fã do Muddy Waters. (Me divirto assistindo a este vídeo com diversas participações, inclusive da irreverência do Mick Jagger). 


NO NOSSO CONTINENTE - Por aqui, nas terras tupiniquins, o blues chegou em meados de 1900 através de festivais. Após ficar conhecido, foi difundido através de nomes como: André Christovam, Blues Etílicos, Celso Blues Boy, Nuno Mindelis. Poucos são os blueseiros estradeiros brasileiros remanescentes que se tem notícias atualmente. Alguns deles para citar: The Thunderheads e Paulo Meyer (Só Tomando Uma).

CONVITE - Em questão de tomar umas e outras e escutar boa música, vale lembrar que sábado próximo, 26, tem apresentação da Banda Arquivo MP3 no Bar do Bola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário