quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jam Session

Muitos me perguntam qual a definição para Jam Session.
Primeiramente, preciso falar do Jazz (“JAM”). Estilo musical, de herança cultural e das tradições negras americanas do estado de Missouri e da cidade de Nova Orleans, onde as canções são “tocadas com a alma”.
No início do século XX, durante as apresentações (SESSÕES) de jazz recriava-se muito em cima de uma música (veja links dos Festivais que acontecem em São Paulo e no Rio). A improvisação sempre imperou nesta ampla modalidade musical. Há quem diga que o jazz tem a “habilidade de absorver e transformar influências”.
Outra particularidade é que, dentre a platéia, quase sempre havia um ou outro músico presente ao qual era convidado a participar da sessão.
No conceitual do jam session o improviso é braço forte desse estilo. O músico, inspirado, toca conforme seu estado de espírito e também dependendo do astral do colega de banda.
Nesses nossos tempos atuais, não acontece tantas apresentações de
puro jam session. Hoje está em popularidade o sarau, direcionado a leitura de livros, declamação de poesias e, cada vez mais, com a presença massiva de músicos para deixar o evento menos monótono.
Esta quebra de monotonia explora muito mais a musicalidade do que a literatura. Sua formatação é determinada conforme as ideias e o que cada um apresenta no momento, sendo que o outro não tem previsão do que será tocado. Temos ai uma sessão de improvisações, então pode se disser: um jam session.
Você sabe que o jazz não é bem o estilo da Arquivo MP3, mas...
Vamos mudar isso? Se podemos usar o jam session para promover sarau, por que não utilizamos numa apresentação da banda?
Que tal um esquema de:
- o público pede o repertório;
- Se na platéia estiver algum músico será convidado a dar uma palhinha;
- A banda leva um convidado especial para participar;
- ..........................(escolha do leitor - sugira!).

Bom, se você gostou da ideia é só pedir:

“Queremos Jam Session da Arquivo MP3”

Um comentário:

  1. Fábio Grigoletto (O batera!!)15 de junho de 2011 às 09:18

    Uma Jam nada mais é que tocar descompromiçadamente com nossos amigos ou outros musicos e a tonica desse encontro nada mais é que DIVERSÂO!!!E muita risada....rsrsrs...Porque agente mais erra que toca rsrsrs....Ass:Fábio Grigoletto (O batera!!!)

    ResponderExcluir